Pesquisar neste blog...

quarta-feira, 21 de março de 2012

Metodologia do Trabalho Cientifico - Aula 2


UNIDADE 2: TIPOS DE EPSQUISA


Leia o seguinte texto. Você consegue descrever que tipo de pesquisa revelou os dados dessa notícia?

Pesquisa revela "infância sem direitos" na Bolívia

Descrição: http://www.radiovaticana.org/../img_common/x.gif
La Paz (RV) – As baixas rendas das famílias bolivianas obrigam muitas crianças e adolescentes a trabalhar como engraxates, ambulantes e catadores de papel. Segundo a recente pesquisa “Infância sem direitos”, realizada pelo Observatório Infanto-Juvenil, da Universidade Gabriel René Moreno e pela fundação dos Serviços de Estudo e Projetos e Análises (SEPA), cerca de 3.500 menores trabalham nas ruas de Santa Cruz Montero, Camiri, San Ignacio de Velasco e El Torno. Destes menores, 40% não frequentam escolas e apenas 35% vivem com os pais.

Além de não ter algum tipo de assistência de saúde no trabalho, são excluídos da assistência medica, e 4 em cada 10 são mal-tratados no trabalho, na escola e na família. Vista a gravidade da situação, a Sepa pede mais investimentos e tutela dos direitos fundamentais para a infância e a adolescência.
No estudo, foram também publicados os dados sobre a situação dos chamados esquadrões ou gangues. São 170 grupos que envolvem 6.633 jovens. Destas gangues, 12 podem ser inseridas no campo da criminalidade administrada por adultos que usam os jovens no micro-tráfico de drogas e de armas. Estes grupos se formam porque falta apoio nas famílias, independentemente da renda. (SP).

Fonte:( http://www.radiovaticana.org/bra/articolo.asp?c=542854)

PESQUISA
Pesquisa é a atividade científica por meio da qual se descobre a realidade.5
Sua finalidade é concorrer para o progresso da ciência.
CLASSIFICAÇÃO DA PESQUISA
Quanto à finalidade, pode a pesquisa ser conceituada como pura e aplicada.
Será pura, a pesquisa, quando buscar simplesmente o progresso da ciência, o
desenvolvimento dos conhecimentos teóricos sem a preocupação direta da sua
aplicabilidade imediata. Seu desenvolvimento é formal e sua finalidade geral é a construção de teorias ou leis. É conhecimento de ordem intelectual, o desejo de conhecer pelo simples prazer de conhecer. A pesquisa aplicada, por sua vez, depende das descobertas da pesquisa pura e com elas se enriquece. Mas, ao contrário daquela, preocupa-se com a aplicabilidade, a utilização e as conseqüências práticas do conhecimento produzido. Assim, volta-se para a aplicação imediata numa realidade circunstancial do que propriamente para a
produção de teorias jurídicas. Basicamente produz soluções de ordem prática; é o desejo de conhecer para agir.

Quanto aos seus objetivos, a pesquisa será:

a) exploratória: estabelece critérios, métodos e técnicas para a elaboração de
uma pesquisa. Objetiva oferecer informações sobre o objeto de pesquisa e orientar a formulação de hipóteses. Exemplo: a monografia de final do curso de Direito;
b) descritiva: estudo, análise, registro e interpretação dos fatos do mundo físico sem a interferência do pesquisador. Exemplos: pesquisas mercadológicas e de opinião;
c) explicativa: pesquisa que registra fatos, analisa-os, interpreta-os e identifica causas.
Quanto ao objeto, a pesquisa pode ser de campo (ciências sociais), de laboratório (quase sempre experimental) e bibliográfica (utilização de textos para a pesquisa).

A PESQUISA JURÍDICA

Pesquisa jurídica é a atividade científica por meio da qual se descobre a realidade jurídica através da produção de novas interpretações para a ciência do direito associadas ao compromisso de produzir um conhecimento valorativo.
Quanto à tipologia, pode ser: bibliográfica, documental e de campo.

No campo jurídico, salienta Eduardo de Oliveira Leite, a pesquisa bibliográfica é o método por excelência de que dispõe o pesquisador, sem com isso esgotar as outras manifestações metodológicas.6 Trata das fontes impressas e seu objetivo é recolher, analisar e interpretar os escritos existentes sobre determinado assunto, fato ou idéia. É feita através de consulta aos livros, às revistas científicas, boletins, monografias, dissertações, teses, relatórios de pesquisa, entre outros. Resulta de visitas às bibliotecas especializadas, à Internet ou aos especialistas na área. São necessárias: leitura do material, elaboração, ordenação e análise de fichas, para enfim chegar à conclusão. As pesquisas bibliográficas propiciam análise interpretativa das fontes pesquisadas; e, dependendo da postura do pesquisador, produz reflexão crítica de cunho pessoal ou, simplesmente, a reprodução dos dados coletados. Apresentam-se dois tipos de fontes: as primárias, que são as do tipo ideal e as secundárias, que são vitais para se alcançar as primárias. É preciso prudência em relação às fontes secundárias, aconselhando-se não abrir mão das fontes primárias, sempre que for possível.
A pesquisa bibliográfica assemelha-se muito à pesquisa documental. Diferem apenas na natureza das fontes. A primeira utiliza-se fundamentalmente das contribuições dos diversos autores sobre determinado assunto, e a segunda desenvolve-se sobre os materiais que ainda não foram analisados ou que podem mesmo ser reelaborados conforme os objetivos da pesquisa. São eles: documentos oficiais, cartas, contratos, diários, filmes, fotografias, gravações (documentos de primeira mão), ou ainda: relatórios de pesquisa, relatórios de empresas, tabelas estatísticas (documentos de segunda mão).
A pesquisa de campo no direito não é simples coleta de dados; exige controles adequados; exige objetivos preestabelecidos. O pesquisador busca as informações através de entrevistas, questionários ou formulários.

Tipos de Pesquisa considerando os Procedimentos Utilizados

Kerlinger                   Cervo & Bervian             Gil              Thomas & Nelson
(1980)                             (1983)                       (1991)                      (1996)


Histórica
Metodológica
Experimental
Quase-experimental
Biográfica
Descritiva
Experimental
Biográfica/documental
Levantamento
Experimental
Ex-post-factum
Estudo de caso
Pesquisa-ação
Pesquisa-participante
Analítica
Descritiva
Experimental
Quase-experimental
Qualitativa

A pesquisa poderá ser:

A) PELOS RESULTADOS: pura ou aplicada.
B) ABORDAGEM: Qualitativa ou qualificativa.
C) OBJETIVOS: Descritiva, exploratória ou explicativa.
D) PESQUISA: Bibliográfica, Documental, Histórica, Levantamento, Participante, Experimental, De campo ou por Estudo de Caso.



Nenhum comentário:

Postar um comentário