1. A novação é extinção da obrigação pelo modo indireto, espécie de adimplemento, em que nova obrigação é criada com a modificação de objeto ou de sujeito da obrigação originária (elemento novo), enquanto esta se extingue com todos os seus acessórios. Quanto à novação subjetiva, é correto afirmar que:
A) Assim como a cessão de crédito, depende de anuência da parte que não negociou a novação.
B) Não depende de anuência da parte que não participou da novação.
C) Depende de anuência da parte que não negociou a novação, ao contrário da cessão de crédito, em que o cedido não é consultado para fins de anuência. (correta)
D) Sempre ocorre quanto ao polo passivo, com a substituição do devedor por terceiro.
E) Deve ocorrer no polo ativo, para a substituição do credor.
2. Considere as proposições que seguem:
I. Na novação subjetiva passiva, o devedor com a anuência do credor se faz substituir por terceiro. Os acessórios da obrigação anterior se extinguem, liberando-se então o fiador. Este só garantirá a nova obrigação se der anuência.
II. A novação subjetiva passiva pode ocorrer por delegação – o devedor indica terceiro para resgatar o seu débito, com o que concorda o credor; ou por expromissão, quando sem a ciência do devedor, o próprio credor aceita que terceiro assuma o débito do devedor principal.
III. A novação objetiva não depende da anuência das partes.
São corretas:
A) Somente I.
B) Somente I e III.
C) Somente II e III.
D) Somente II.
E) Somente I e II. (correta)
3. Um dos pressupostos para a novação é a existência de obrigação anterior, pois a finalidade da novação é o adimplemento obrigacional pela criação de nova obrigação. Assim, pode-se afirmar que:
A) se a obrigação não existe, é possível a novação.
B) não se pode novar obrigação nula ou inexigível, como por exemplo dívidas de jogos (jogos lícitos, contratos). (correta)
C) a obrigação anulável não pode ser novada.
D) a obrigação natural não pode ser novada se se tratar de dívida prescrita.
E) a dívida de jogo ou de aposta (espécies contratuais) pode ser objeto de novação, porque assim a novação torna exigível obrigação que a lei determina inexigível.
4. Quanto à compensação, examine as afirmações seguintes e assinale a alternativa correta:
I. Trata-se da extinção da orbigação total ou parcial pelo adimplemento através do modo indireto, ocasionada pelo fato de haver reciprocidade entre as dívidas, sendo ao mesmo tempo credor e devedor os sujeitos envolvidos.
II. Se X deve a Y e Y deve a X, prestações da mesma natureza, as duas dívidas se extinguem até o valor em que corresponderem.
III. Dívidas que são pagas em lugares diversos não podem ser compensadas sem dedução das despesas necessárias à operação.
IV. Sendo a mesma pessoa obrigada por várias dívidas compensáveis devem ser observadas as regras da imputação do pagamento (Ex.: se o devedor e o credor ficarem silentes, a lei considera extinta a dívida vencida em primeiro lugar).
A) I, II e III são falsas.
B) I, III e IV são falsas.
C) I e IV são falsas.
D) III e IV são falsas.
E) Todas as proposições são verdadeiras. (correta)
5) Quanto às espécies e aos efeitos da compensação, assinale a alternativa incorreta:
A) a compensação legal opera-se automaticamente, por força de lei, sine facto hominis; desde que presentes os requisitos estabelecidos.
B) a compensação convencional ocorre quando falta requisito previsto em lei para a compensação legal, e desde que haja manifestação de vontade.
C) uma vez que a compensação legal se opera sem manifestação de vontade, bastando a reciprocidade entre as dívidas, não há necessidade de que as partes sejam capazes para que se opere a compensação.
D) a compensação retroage à data em que a situação de reciprocidade se configurou. Ainda que alegada tempos depois, operou-se no momento em que houve reciprocidade, elidindo juros e demais consequências da mora.
E) a compensação legal depende sempre de objetos fungíveis, ainda que não se trate de fungibilidade recíproca. (correta)